Como funciona o controle financeiro no varejo?

Como Funciona O Controle Financeiro No Varejo (1) - Terceirização Financeira | Hands Gestão
|
30 de agosto de 2019
|

Garantir um bom controle financeiro no varejo é tão importante quanto vender bem, afinal, de nada adianta faturar muito e não lucrar!

Atuar no segmento varejista – com certeza – é um grande negócio no Brasil. Mas, pequenas e médias empresas do setor enfrentam desafios enormes quando o assunto é o controle financeiro no varejo. 

Como comerciante varejista, você deve saber muito bem o real valor de possuir um negócio atrativo e rentável.

Lidar com o público, entender sua demanda e oferecer produtos de qualidade não são tarefas fáceis. Ainda mais quando você tem em mente que no final de cada mês existem impostos, folha de pagamento, contas e fornecedores a pagar.

Porém, embora a criatividade seja um enorme diferencial nos momentos de aperto, nem sempre uma boa ideia, promoção ou parceria irá te tirar do vermelho. É preciso sim, como prioridade, ter um comércio financeiramente saudável, contando com um sólido fluxo de caixa e um bom capital de giro, e para isso se faz necessário entender como funciona o controle financeiro no comércio.

Portanto, se deseja saber agora mesmo como colocar as contas do seu negócio em ordem e começar a lucrar muito mais, confira a postagem que nós, da Hands Gestão, preparamos para você!

Confira Nossos Serviços - Terceirização Financeira | Hands Gestão

Controle financeiro no varejo, entenda como ele funciona

Fluxo de caixa para comércio varejista

Primeiro de tudo, você precisa entender o que é um fluxo de caixa para varejo:

O fluxo de caixa é o nome dado à movimentação do seu dinheiro, é nele que são registradas as entradas e saídas do seu capital e identificado quanto é ganho e quanto é gasto em um determinado período de tempo.

Sendo assim, possuir total controle sobre o seu fluxo de caixa permite ao gestor tomador de decisões maior previsibilidade e assertividade na análise e planejamento da utilização do seu capital.

Capital de Giro para Varejo

O capital de giro é todo o ativo circulante utilizado para o pagamento de despesas fixas e variáveis da sua empresa (passivo circulante). Sendo assim, todo o dinheiro utilizado para a manutenção do negócio – diferente do investimento fixo, por exemplo, que é utilizado para aquisição da estrutura do comércio, imóveis ou maquinário.

Possuir uma boa quantia de Capital de Giro Líquido (Ativo Circulante – Passivo Circulante) garante maior tranquilidade na gestão financeira do seu negócio.

Sistema de Gerenciamento e Controle Financeiro no Varejo

A melhor maneira de ter o controle sobre o fluxo de caixa e o capital de giro do seu comércio é colocando tudo “na ponta do lápis”, o que proporciona maior conhecimento muito bem onde “tirar” investimentos e onde aplicar melhor o seu capital.

Contudo, levar ao pé da letra a expressão “na ponta do lápis” pode não ser a melhor alternativa para o real controle do seu dinheiro. Afinal, você perderá muito tempo para realizar uma análise precisa sobre sua movimentação financeira, além de que essa é uma forma muito insegura de gerenciar esse tipo de informação. Uma planilha ou sistema de gestão de financeira são opções mais dinâmicas, fáceis e seguras de manter as contas sob controle e em dia.

Conte com uma empresa especializada em BPO Financeiro para varejo

Nós, da Hands Gestão, somos especializados na terceirização da gestão financeira do seu comércio, sabendo lidar com seus números desde a contabilidade até o gerenciamento das contas a pagar e a receber.

Caso deseje saber mais sobre nossas soluções especializadas e ter o total controle dos seus números, sem lidar com burocracias, entre em contato com um de nossos especialistas hoje mesmo!

More articles

Como a Terceirização financeira pode ajudar sua PME?

6 de setembro de 2019

4 erros de controle financeiro no varejo que podem ser fatais para a sustentabilidade do negócio!

23 de agosto de 2019

Terceirização de processos administrativos e financeiros – como isso pode ajudar sua empresa?

16 de agosto de 2019

4 passos como controlar vendas no cartão de crédito

9 de agosto de 2019

LEAVE A COMMENT